quinta-feira, 15 de maio de 2014

Documentário - Guião

A arte é um tema muito abrangente. Desta podemos dividir em diferentes tipos de arte como a música, o teatro, a escultura, a pintura e o desenho.

Neste documentário que apresentaremos, vamos abordar essencialmente a arte da pintura e do desenho.

No decorrer do documentário, veremos duas opiniões diferentes acerca do tema em questão, abordando a professora da disciplina de Desenho A, Isabel Melo e um(a) aluno(a) do curso de artes para uma pequena entrevista para falarmos acerca do tema e compararmos as duas opiniões.

Na sua realização, vamos fazer perguntas semelhantes a ambos os entrevistados para termos uma ideia dos seus pontos de vista para depois termos conteúdo com que desenvolver o documentário.

As filmagens para o documentário serão feitas dentro do recinto escolar e no jardim frente à escola. Introduziremos alguns dos trabalhos dos alunos da professora, e filmaremos, também, o aluno(a) a desenvolver os projetos/trabalhos dados pela professora como unidade de trabalho para avaliação final do período escolar.

Estas serão algumas das questões que faremos nas entrevistas:
  1. ·      Para si o que é as Belas Artes?
  2. ·      Na sua opinião, o que achas ser necessário para que uma obra seja considerada arte?
  3.      Qual o tipo de arte que apela mais ao seu gosto?
  4. ·     O que achas ser preciso para se ter sucesso neste curso?
  5.      Na execução de trabalhos/projetos da disciplina de Desenho qual é o movimento artístico em que te baseias?

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Marina Abramovic





Nam June Paik




Paul McCarthy


Bruce Nauman


Doug Atika


Gary Hill


João Onofre


Dan Graham


Douglas Gordon


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Exercício de fotografia- final



Relatório – Oficina de Multimédia

Conceito:
Para este projeto, foi-nos proposta a criação de uma composição fotográfica. Após fazer as pesquisas pedidas pela professora Hermínia Medeiros de vários artistas, tais como, Jeff Wall, Sam Taylor Wood, Cindy Sherman, Man Ray, John Baldessari, Alfred Stieglitz e Sophie Calle, sendo que esta última foi a inspiração para a nossa composição, visto que explora a vulnerabilidade humana e examina a sua identidade e intimidade.
O tema do trabalho é o Desespero e este será retratado por uma figura humana e um ambiente isolado e degradado. A composição passa-se dentro de um contentor industrial abandonado decomposto com a figura dentro, em diferentes posições, e que através destas posições observa-se o desespero devido ao isolamento.

Memória Descritiva:
                O projeto é composto por cinco fotografias, trabalhadas no Adobe Photoshop para melhorar cada uma. Modificamos as fotografias para preto e branco e corrigimos a luz, selecionamos a primeira imagem e nas restantes recortamos a figura humana e colocamos, cada uma em diferentes camadas (layers), sobrepondo-as na imagem principal e tornamo-las um pouco opacas para dar a sensação de que a figura percorrera os vários sítios do contentor em busca de uma saída da enorme solidão.
                Finalmente, unimos as camadas numa só completando, assim, a nossa composição fotográfica em formato A3.

Relatório Crítico:
                A nossa ideia inicial era criar uma composição surrealista, tendo Man Ray como inspiração, mas ao desenvolvermos o trabalho reformulamos o conceito inicial visto que não estava do nosso agrado. Então, aprofundamos a nossa pesquisa sobre Sophie Calle, pois esta explora a vulnerabilidade e a sua identidade e intimidade.

                No geral, gostamos de realizar este projeto e achamos, até, que superou as nossas expetativas e divertimo-nos ao desenvolver o trabalho tanto na sala de aula como nas horas livres.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Álvaro França





















Alfred Stieglitz




Man Ray


Sam Taylor Wood















Cindy Sherman











Sophie Calle









Jeff Wall

Jeffrey "Jeff" Wall, OC , RSA (nascido em 29 de Setembro de 1946) é um canadense artista mais conhecido por suas grande escala de volta iluminados Cibachrome fotografias e história da arte da escrita. Muro foi uma figura-chave cena de arte de Vancouver em desde os anos 1970 mais cedo



Anexos: