segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Exercício de fotografia- final



Relatório – Oficina de Multimédia

Conceito:
Para este projeto, foi-nos proposta a criação de uma composição fotográfica. Após fazer as pesquisas pedidas pela professora Hermínia Medeiros de vários artistas, tais como, Jeff Wall, Sam Taylor Wood, Cindy Sherman, Man Ray, John Baldessari, Alfred Stieglitz e Sophie Calle, sendo que esta última foi a inspiração para a nossa composição, visto que explora a vulnerabilidade humana e examina a sua identidade e intimidade.
O tema do trabalho é o Desespero e este será retratado por uma figura humana e um ambiente isolado e degradado. A composição passa-se dentro de um contentor industrial abandonado decomposto com a figura dentro, em diferentes posições, e que através destas posições observa-se o desespero devido ao isolamento.

Memória Descritiva:
                O projeto é composto por cinco fotografias, trabalhadas no Adobe Photoshop para melhorar cada uma. Modificamos as fotografias para preto e branco e corrigimos a luz, selecionamos a primeira imagem e nas restantes recortamos a figura humana e colocamos, cada uma em diferentes camadas (layers), sobrepondo-as na imagem principal e tornamo-las um pouco opacas para dar a sensação de que a figura percorrera os vários sítios do contentor em busca de uma saída da enorme solidão.
                Finalmente, unimos as camadas numa só completando, assim, a nossa composição fotográfica em formato A3.

Relatório Crítico:
                A nossa ideia inicial era criar uma composição surrealista, tendo Man Ray como inspiração, mas ao desenvolvermos o trabalho reformulamos o conceito inicial visto que não estava do nosso agrado. Então, aprofundamos a nossa pesquisa sobre Sophie Calle, pois esta explora a vulnerabilidade e a sua identidade e intimidade.

                No geral, gostamos de realizar este projeto e achamos, até, que superou as nossas expetativas e divertimo-nos ao desenvolver o trabalho tanto na sala de aula como nas horas livres.

Sem comentários:

Enviar um comentário